Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Somos enviados para construir a vida


A forma verbal da palavra "abençoar", significa, bendizer, louvor, exaltar e este emprego desta palavra é natural pelo que Deus realizou em favor da mulher e do homem através de Cristo. Lembre-se, a humanidade jamais deve ser louvada ou, exaltada. A verdade é esta, os salvos terão parte, desfrutarão da condição de exaltação de Deus por meio de Cristo.
Ser santo é o principal objectivo da eleição de nós por Deus. Somos eleitos de Deus individualmente e colectivamente, como povo ou nação. Porque o nosso Deus é comunitário (Santíssima Trindade: Deus Pai/Mãe; Deus Filho e Deus Espírito Santo), por isso, só pode salvar comunitariamente e desafia-nos constantemente para a comunidade, mas, quanto é difícil viver a comunidade, porque o egoísmo sempre toma conta de todos nós. A comunidade é o desafio maior que Deus nos oferece. O nosso mundo, precisa desta consciência cada vez mais, a crise de que todos falam, mas que só alguns sentem verdadeiramente, é fruto da perda do sentido da comunidade. Pensar nos outros devia ser a regra que comanda a vida da humanidade.
Mas, dada a nossa incapacidade para nos abrirmos ao bem comum, então, Deus no Seu plano, decidiu que nós seríamos seus filhos por intermédio do de Jesus Cristo. Por adopção somos filhos de Deus e com direito à sua herança inclusive. Que dom maravilhoso, Deus nos oferece, falta-nos tomar a sério esta nossa condição e fazer da nossa vida um dom para todos.
Nisto consiste "o mistério da Sua vontade": a doação da Graça de Deus para nós foi feita sem nenhuma ligação com qualquer mérito humano. É a oferta do grande amor que Deus tem por nós. Através do derramamento do Sangue de Jesus, alcançamos a redenção, o perdão dos pecados. A ira de Deus acabou, está sem efeito, porque sempre perdoada, a pessoa passa a viver uma nova vida, e este perdão é o início para que mais bênçãos venham a fluir na vida do cristão.
Por fim, fica-nos mais uma vez a certeza, Cristo é o centro de toda a criação (Cf. Rom. 8, 21; 1Cor 15, 28 e Col 1,16). Cristo é o Alfa e o Ómega (Cf. Pierre Teilhard de Chardin, Teólogo, que com esta visão melhor pensou o destino da pessoa). Em tudo isto está a nossa vida. Por Ele fomos criados, Nele vivemos e para Ele caminhamos.

2 comentários:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luis, Meu Amigo e meu Irmão, DEUS é Amor, Perdão e Reabilitação (vejamos o Filho Pródigo). Todo o Evangelho Lucano está nesta perspectiva de elevar o Ser Humano. Deuses que fazem o humano a se humilharem,nada tem a ver com Jesus Cristo. É, por isso, que um grande teólogo, disse que" Deus morreu em Jesus Cristo" .Peço desculpa o nome esqueceu-me.Sei que foi o Fundador do "Movimento Por Um Mundo Melhor",que aqui em Portugal tinha como representante o antigo Bispo de Nampula, D.Manuel Vieira Pinto.

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luis
Há uma incorrecção da minha parte:
4ª linha "esqueci-me"


E o teólogo é o celebérrimo Padre Jean Cardonell