Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Precisamos de poetas

Já tenho em mãos um livro de antologia poética, levada a efeito por iniciativa do padre Davide Gonçalves da Diocese de Leiria-Fátima. Título do livro: «In principio erat Verbum»; «NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA» - Antologia poética de PADRES de Portugal do início do século XXI. 
Uma interessante ideia, que convoca 15 padres que escrevem poesia, a verem reunidos em livro sete poemas da sua autoria. Tenho a felicidade de ter sido convidado e lá estão os meus sete poemas, alguns deles já publicados no blogue «Banquete da Palavra». Mais ainda me orgulho por ser sido o único padre das ilhas a fazer parte do grupo. Não percebo porque não está o «nosso» amigo e conterrâneo padre Tolentino Mendonça, quando na altura do convite fiz referência a ele e à sua magnífica obra poética e que o livro pecaria imenso se não estivesse lá o nome dele. Não sei o que se passou… 
A receita deste livro reverte integralmente para as Cáritas. Se o encontrarem por aí não deixem de comprar. Precisamos de poetas. Porque, é o sonho que «comanda a vida» e sem esse condimento a tristeza ganha em todas as frentes. Ainda para mais quando «a poesia diz o muito no pouco da palavra» (frase da minha autoria escolhida para a contra capaz do livro entre uma frase de cada um dos participantes no livro). Destaco também a Nota introdutória do Bispo de Leiria-Fátima D. António Marto, onde manifesta um grande entusiasmo com a ideia. Boas leituras.

Sem comentários: