Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 14 de junho de 2014

Concerto dos 500 anos da Diocese do Funchal

Nesta noite passada decorreu na Sé Catedral do Funchal o Concerto dos 500 anos da criação da Diocese do Funchal. Um momento glorioso de beleza estética e cheio de sonoridade musical que estalou todos os recantos da nossa vetusta Sé Catedral e fez sorrir o numeroso público que preenchia todo o espaço da Sé.
A Orquestra Clássica da Madeira dirigida pelo maestro convidado Filipe Veríssimo, que juntamente com a soprano Raquel Camarinha e os vários coros (Coro de Câmara da Madeira; Coro Juvenil da DRE/Ed. Artística; Grupo coral do Est. de Câmara de Lobos) proclamaram aos nossos ouvidos e aos céus o encanto da música solene dos grandes mestres: J. Haydn – Te Deum; J. S. Bach – Cantata BWV51 Jauchzet Gott in allen Landen; A. Vivaldi – Gloria em Ré maior; W. A. Mozart – Moteto «Exultate Jubilate» K. 165 e por fim G. F. Haendel.
Obviamente que se faz jus a este momento grande e eloquente, que mostrou o resultado de um trabalho árduo com vista à harmonização de uma diversidade e pluralidade de artistas. A soprano Raquel Camarinha esteve muito bem e revelou uma portentosa voz que convida à interioridade e à leveza espiritual. O maestro revelou-se assaz condutor do conjunto.
Fica-nos o desejo que este momento sirva para crescermos na fé e na esperança. A melhor forma de fazer encontrar a humanidade pode ser por esta via, a beleza da música que desce à rua, à praça, às nossas igrejas convidando à estética do amor e à beleza da fraternidade. A Igreja Católica deve ser esta escola do encontro da humanidade, oferecendo o melhor que o coração humano é capaz de realizar. Que as vontades de todos os quadrantes para aí estejam inclinadas. 

Sem comentários: