Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 1 de abril de 2015

As Bem-aventuranças do Santíssimo Sacramento

Aproxima-se o grande dia (Quinta feira Santa) em que Jesus nos ofereceu a Eucaristia e o sacerdócio - o ministerial e o comum dos fiéis. Sejamos todos abençoados por tão grande dádiva do amor de Deus por toda a humanidade.
(Cf. Mateus 5, 1-12)
1 -  Bem-aventurados, os pobres de pão porque lhes faltou o fermento do emprego e mergulharam no escuro da injustiça. Na Eucaristia será amassada a esperança que tanto procuram.
2 - Bem-aventurados os que choram perante a doença sem que ninguém que lhes limpe as lágrimas da dor. Na Eucaristia serão consolados pelas mãos que se abrem ao serviço dos mais frágeis.
3 - Bem-aventurados os que por causa do SSS se tornam pacíficos militantes na construção do bem comum e sempre abrem o seu coração à grandeza da amizade e da fraternidade. Na Eucaristia comungam a paz e a consciência de que a não-violência é o único caminho para todo o entendimento.
4 - Bem-aventurados, os que adoram o SSS para saciarem a sua fome e sede de justiça, diante do desprezo, da calúnia e da injúria do mundo. A Eucaristia será para estes o banquete da abundância da alegria e da felicidade.
5 - Bem-aventurados os que descobrem no alimento do SSS a fartura da misericórdia e que a distribuem com amor diante das falhas e pecados dos outros. Na Eucaristia encontram perdão como tempero para a sua felicidade e depois a distribuem sem medida diante dos outros.
6 - Bem-aventurados os que por causa do SSS não enchem o seu coração com egoísmo, espírito de vingança, mentiras, falsos testemunhos e maus sentimentos contra ninguém. Na Eucaristia viram Jesus, tomaram para si toda a riqueza que Ele representa, Nele e por Ele comungaram a sabedoria e o amor, por isso, não sabem viver senão com essa luz.
7 - Bem-aventurados os que por causa do SSS se tornaram construtores da paz e com a consciência que são filhos de Deus se tornaram irmãos e irmãs de todas as pessoas que encontram no seu dia-a-dia. Na Eucaristia se tornaram filhos de um Deus Pai e Mãe, que nos faz irmãos de todos e para viver com todos, apesar de tantas vezes ser difícil oferecer a bondade e a delicadeza no que nos fazem e dizem de nós.
8 - Bem-aventurados os que por causa  do SSS foram perseguidos, porque lutaram contra a injustiça, disseram não diante das propostas indecentes e diante das falcatruas onde nos quiserem envolver para prejudicar alguém. Na Eucaristia descobriram que a verdade é o único caminho que faz a felicidade ser realidade e que não há outra forma de estar com Deus.
9 - Bem-aventurados são os que se alimentam do SSS para ganharem coragem perante a injúria, a perseguição, a mentira e todo o mal por causa da verdade e da justiça de Jesus. Na Eucaristia descobriram que não há nada neste mundo que valha a pena se não nos faz mais humanos, mais amigos, mais tolerantes perante a diferença e a diversidade.
- «Exultai e alegrai-vos, porque é grande a vossa recompensa nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós»
(Mt 5, 12).
José Luís Rodrigues

1 comentário:

Paulina Ramos disse...

"Na Eucaristia descobriram que não há nada neste mundo que valha a pena se não nos faz mais humanos, mais amigos, mais tolerantes perante a diferença e a diversidade."
A EUCARISTIA, onde tudo acontece, onde a vida se manifesta, por vezes tão do lado de fora da nossa "santa igreja" :(
Vou levar esta reflexão e divulgar junto dos jovens que acompanho na esperança que eles percebam que há pessoas atentas ao que se passa ao nosso redor.
Gostei muito.
PRamos