Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dez segredos para ser feliz segundo o Papa Francisco

1 – Viva e deixe viver
O Papa citou um ditado romano que diz mais ou menos isto: “Siga em frente e deixe que os outros façam o mesmo”. Também pode-se dizer que esta frase tem o sentido de “cuide da sua vida e deixe que cada um cuide da sua”.
Nada mais justo do que cada um viver da melhor maneira possível, sem palpites de terceiros que querem tomar conta da sua vida, enquanto o seu próprio interior é muito mais sujo que pau de galinheiro. Então, tome conta do que é seu e deixe o que é dos outros em paz, cada um cuida de si. “Deus deu uma vida a cada um para que cada um cuide da sua”.
2 – Dar o melhor de si para os outros
 “Se guardas tudo para ti mesmo, corres o risco de ser egocêntrico. E água parada torna-se podre”, disse Padre Francisco.
3 – Prosseguir com calma
O Papa Francisco, ainda Jorge Mario Bergoglio, ensinava literatura aos alunos do ensino secundário e costumava usar sempre um trecho de um romance argentino, escrito por Ricardo Guiraldes, no qual o personagem principal, um gaúcho chamado Don Segundo Sombra, olha para trás e conta para os leitores como ele viveu a sua vida.
“Ele diz que, na sua juventude, ele era um córrego cheio de pedras que eram levadas consigo. Como adulto, tornou-se um rio com grande fluxo, sempre correndo. E, na velhice, ele ainda estava em movimento, mas lentamente, como uma piscina". O Papa diz gostar da imagem de uma piscina, por ter a capacidade de mover-se com bondade, humildade e calma na vida.
4 – Um sentido saudável de lazer
“Os prazeres da arte, literatura e jogos com as crianças foram perdidos com o passar do tempo”, disse Papa Francisco. “O consumismo trouxe-nos ansiedade e stress, fazendo com que as pessoas percam a cultura saudável do lazer. O seu tempo é engolido, por isso as pessoas não podem e não querem compartilhá-lo com ninguém”.
“Mesmo que muitos pais trabalhem longas horas, eles devem reservar um tempo para brincar com os seus filhos. As famílias também devem desligar a TV quando se sentam para comer, porque, mesmo que a televisão seja útil, é preciso comunicar-se um com o outro durante as refeições”, explicou o Papa Francisco com toda a convicção.
5 – Domingos são sagrados
Os domingos devem ser férias, de acordo com o que diz Papa Francisco. “Os trabalhadores devem ter folga aos domingos porque o domingo é para a família”, explicou.
6 – Oportunidades para os jovens
“Precisamos ser criativos com os jovens. Se eles não têm oportunidades para entrar no mundo das drogas, com certeza não serão vulneráveis ao suicídio”, disse o Papa. “Dar comida não é suficiente. Dignidade é dada quando se pode levar para casa alimentos comprados pelo próprio trabalho”, ele concluiu.
7 – Respeitar e cuidar da natureza
“A degradação ambiental é um dos maiores desafios que temos”, disse Papa Francisco. “Eu acho que é uma questão que nós não estamos nos perguntando: a humanidade não está cometendo suicídio com este uso indiscriminado e tirânico da natureza?”.
8 – Pare de ser negativo
“A necessidade de falar mal sobre os outros indica baixa autoestima. Isso significa: eu me sinto tão baixo que, em vez de me levantar, eu tenho que derrubar os outros”, disse o Papa Francisco. “Deixando de lado as coisas negativas, rapidamente você se torna saudável”.
9 – Diga não ao proselitismo
Devemos sempre respeitar as crenças dos outros. “Nós podemos inspirar as outras pessoas através de testemunhos, de modo que se cresça juntos na comunicação. Mas o pior de tudo é o proselitismo religioso, o que parasita: “Eu estou falando contigo a fim de persuadi-te”. Não. Cada pessoa tem o seu diálogo, a sua própria identidade”, explicou o Papa Francisco. “A igreja cresce por atração, não por proselitismo”, concluiu o Papa.
10 – Trabalhar pela paz
“Estamos vivendo numa época de muitas guerras e o apelo à paz deve ser grito quotidiano. Paz, às vezes, dá a impressão de ser tranquila, mas nunca é calma, a paz é sempre proativa e dinâmica”, disse o Papa. Cada um de nós deve dar tudo de si, fazendo tudo o que for possível para que a paz reine sempre e em todo lugar.
Todas as pessoas podem fazer um pouco para que a paz aconteça, seja no mundo exterior e até mesmo no seu interior. Se todos seguissem os passos acima, com certeza ela estaria presente no dia a dia de cada um e o mundo seria bem melhor. Belas palavras do Papa Francisco, e só nos resta ouvirmos com o coração e praticarmos o bem todos os dias.
 Com base no blogue Mega Curioso

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luís Rodrigues, Amigo e Irmão, DEUS o de JESUS descobrímo-LO na Outra e no Outro. Sem irmãs e irmãos não há Pai nem Mãe. Pobre Papa Francisco vive só na Madeira, apenas, com três padres, que eu conheça: . Os Padres: José Luís Rodrigues, Martins Júnior e Mário Tavares. Poderão haver outros, mas não os conheço. Continuo na Igreja do SERMÃO DA MONTANHA- a que vai do MAR À SERRA-, onde JESUS proclamou o seu Projecto de Vida para mulheres e homens do seu e nosso tempo:as BEM-AVENTURANÇAS, Não quero mais catedrais nem mais igrejas.