Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Para o dia da comunicação social que se assinala domingo

Dada a limitação de espaço para a crónica do próximo domingo no Dnotícias, sobrou-me estas letras, por isso, adianto-as como aperitivo...
Hoje o mundo abundantemente bafejado por variada comunicação, facilmente confunde-se educação com informação. O Papa Francisco alerta para esse dado e afirma que o desafio que hoje se nos apresenta, é aprender de novo a narrar, não nos limitando a produzir e consumir informação, embora esta seja a direcção para a qual nos impelem os potentes e preciosos meios da comunicação contemporânea. A informação é importante, mas não é suficiente, porque muitas vezes simplifica, contrapõe as diferenças e as visões diversas, solicitando a tomar partido por uma ou pela outra, em vez de fornecer um olhar de conjunto».
Finalmente, a família é uma «comunidade comunicadora». Uma comunidade que sabe acompanhar, festejar e frutificar». Assim, a «família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos para construir o futuro». As famílias de hoje precisam que o seu «alimento» principal seja a verdade do amor, a bondade da misericórdia e do perdão e a beleza da alegria, para que a felicidade não continue a ser uma utopia inatingível para tanta gente.

Sem comentários: