Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O respeito é o maior dos bens em sociedade

Dedicado, por causa do momento, ao Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho e ao Presidente do Arouca, Carlos Pinho...
O respeito e também a dignidade, entre seres humanos envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa. O filósofo Immanuel Kant assim como que expressando um entendimento comum de civilização, incorpora o conceito de respeito como sendo o maior dos bens em sociedade.
O respeito é uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas. O respeito é o direito de expressar-se sem que se sofra algum tipo de repressão, castigo ou punição. É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito.
Nada melhor para viver senão nesta base, neste alicerce, que nos permite dar-nos ao respeito e leva-nos a respeitar os outros tal como eles são e se apresentam diante de nós. O respeito não é ter medo, mas é ser livre para alegria do convívio fraterno. Ajuda-nos Deus a buscarmos todas as formas que nos conduzam ao respeito por todas as pessoas, especialmente, as mais frágeis, as mais fracos que a sociedade desrespeitosamente faz acontecer em todos os tempos.

Sem comentários: