Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Os bens são destinados a toda humanidade

Comentário à missa do domingo VIII Tempo Comum. Pode servir a quem vai à missa habitualmente, mas não só...
S. Paulo dá-nos uma grande lição sobre a função do «chefe» ou da «chefia», se quisermos, da comunidade, que deve ser sempre assumido como um serviço à pessoa de Cristo e do Seu projecto. O «chefe» vai ajudando a comunidade a perceber a vontade de Deus. A sua fidelidade prende-se a Deus.
Quando fazemos juízos a respeito das pessoas, nem sempre somos justos ou imparciais. O nosso julgamento é, quase sempre, fruto da nossa visão (ou deformação) do projecto de Deus. Paulo tem a certeza de que a sua consciência não o acusa.
O Evangelho ensina-nos a viver o desprendimento e a liberdade face aos bens deste mundo, particularmente, perante o dinheiro. Este deve ser sempre um bem ao serviço e nunca uma pressão que escravize o pensamento e a liberdade de acção.
Quando faz parte da vida este desprendimento, emerge a partilha e a vontade de justiça como valores essenciais. O mundo seria menos injusto, isto é, mais fraterno, teria muito menos pobres, famintos e indigentes se estivesse organizado como uma casa comum, um lugar onde fosse possível a festa do amor partilhado. Onde ninguém ficaria para trás. Todos teriam oportunidades iguais.
Neste banquete, os bens não seriam só e apenas para alguns, mas para todos, porque não faltaria lugar à mesa para ninguém. Todos estariam convidados e entrariam nessa grande festa da fraternidade universal.
Alguns perguntarão, um sonho? Um desejo? - Sim ambas as coisas, sonho e desejo, que devem fazer parte do coração de todos os povos, especialmente, nós cristãos, que lemos e celebramos as palavras de Jesus.
É preciso lutar para que o mundo seja estruturado, não apenas na simples caridade, mas na justiça e na partilha dos bens. De que serve o mundo estar a saque por uma minoria que nunca se farta de dinheiro e por isso suga quanto mais pode os recursos naturais, que pertencem a todos, e com eles monta negócios chorudos só e apenas em seu benefício e dos seus familiares? - Serve esta lógica para acentuar mais a pobreza, a fome e a indigência. A seguir a raiva e a revolta. Urge uma outra lógica, mais de acordo com o bem comum, para que o mundo seja conduzido para o ideal da paz e da justiça que chegue a toda a humanidade. É este o sonho de Deus, é este o nosso sonho.

Sem comentários: