Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Mais um aviso sobre o futuro da humanidade

1. Estamos em estado de alerta. Nesta última segunda feira (10/07) foi divulgado um estado que atesta que estamos a sofrer uma «aniquilação biológica». É um fenómeno biológico, que devido às alterações climáticas, a poluição e a depredação humana, está a colocar em risco as várias espécies de animais e plantas que existem na Terra. Afinal, trata-se do único habitat conhecido que permite a sobrevivência da humanidade.

2. Segundo o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), há investidas cada vez maiores contra a biodiversidade do planeta, oferecendo uma visão «sombria sobre o futuro da vida, inclusive a humana». O motivo desta triste realidade, afirma o estudo que se prende com os «problemas ambientais globais causados pelo homem». Um terço das espécies está em declínio populacional acelerado.

3. Entre as populações de vertebrados há grandes perdas; os mamíferos estudados, apresentam perdas de 30%, «diversas espécies de mamíferos que estavam relativamente seguras há uma ou duas décadas estão agora em perigo», diz o estudo. A lista contempla, por exemplo, leopardos, orangotangos, leões, pinguins e girafas…

4. Durante o tempo de vida da Terra, calculado em 500 milhões de anos, já houve cinco «extinções em massa», a última ocorreu há 66 milhões de anos atrás, quando foram extintos os dinossauros, devido ao movimento vulcânico, alterações do clima e a ação dos asteroides.

5. Porém, esta «extinção biológica» que se assiste, tem uma nuance curiosa, parece não estar a acontecer, daí que muitos ainda não se deram conta e se já foram avisados, fazem de conta que não sabem ou simplesmente não acreditam. Arrepiar caminho nem pensar. Perante a falsa impressão de que o habitat da Terra não está ameaçado, lentamente toda a biodiversidade entra num declínio «silencioso», por isso, muito perigoso, porque quando a humanidade despertar, pode já ser tarde. Esta neglicência trará graves consequências para a diversidade da Terra, a maior riqueza e única que se conhece até hoje. Obviamente, que não será necessário dizer que o desequilíbrios ecológicos, afetam diretamente a vida humana em todos os seus componentes. Por tudo isto, devemos estar em estado de alerta.

Sem comentários: