Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 28 de outubro de 2017

O Dia das Bruxas e o Pão por Deus

Ao Sétimo Dia
1. O Dia das Bruxas ou Halloween é festejado na noite de 31 de Outubro. Foi levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa. O marketing e o imperialismo americano encarregaram-se de expandir este costume para todo o mundo, fazendo com que as tradições locais, como a nossa do «pão por Deus», fossem perdendo sentido. Algumas escolas e alguns professores encarregaram-se de fazer esse serviço às bruxas.

2. O Dia das Bruxas teve origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e no norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas. A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro, véspera de Todos os Santos. O Halloween pretende exorcizar as almas ou os fantasmas que se acreditava estarem por esta altura do ano a vaguear pelo mundo. Por isso, as pessoas vestiam-se com roupas andrajosas e assustadoras, com máscaras feitas de aboboras, para que ao saírem de casa os espíritos não os reconhecessem.

3. O Pão por Deus reveste-se de uma ideia mais positiva, menos relacionada com o mundo dos mortos e mais ligada aos vivos. Na manhã de Todos os Santos, as crianças juntavam-se, saíam à rua batendo de porta em porta a pedir o «Pão por Deus». No fim do dia, os sacos de pano das crianças ficavam cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e algumas vezes, algum dinheiro… Muitas dessas dádivas eram para as próprias crianças saborearem, mas outras iguarias estavam destinadas aos pobres.

4. O mundo é o que é. A vida passa e os costumes alteram-se. Porém, vemos com pena a morte da tradição do Pão por Deus, para dar lugar a outro costume que é menos educativo, mais sedutor, provavelmente, mas de longe mais exemplar para o que deve ser a vida em sociedade e em família, onde se deve coexistir com a partilha. As imagens que ilustram este texto, já por si são bem reveladoras, do que uma e outra imprimem. Deixamos aqui esta reflexão «Ao Sétimo Dia» no Banquete da Palavra, para que pensemos nas duas formas de educação e que cada um tire a sua conclusão. Bom Halloween e bom Pão por Deus.

1 comentário:

Sobreviver.....dia após dia disse...

Estou 100% de acordo. Nunca entendi esta festa, que não tem nada a ver com a nossa cultura e sempre pensei que é um mero acto de mercantilismo a que os professores portugueses foram aderindo e daí nada de positivo, educativo é tirado a favor das nossas crianças