Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A esperança e os talentos que não são para enterrar

Pão quente da Palavra
1. A esperança no futuro, que em Deus, será sempre glorioso, dá sentido à vida presente. Assim, os cristãos não são uns desesperados agora, mas contagiam o mundo para a esperança e para a certeza de que o futuro que nos espera não é de condenação, mas a alegria da festa do amor de Deus em plenitude.

2. Neste sentido Jesus no Evangelho manifesta claramente de como devemos esperar a Sua vinda. Em primeiro lugar não deve assistir-nos qualquer sombra de medo e depois fazer todo o empenho para fazer frutificar os «bens» que Deus confia a cada um, os chamados talentos. E a seguir «condena» aqueles a quem Deus entregou talentos, mas tomados pelo medo instalam-se no comodismo, na apatia e não foram capazes de fazer render os dons de Deus e privaram a humanidade dos frutos que tais bens vinham proporcionar.

3. Reproduzo aqui o diz o teólogo do País Basco, António Pagola comentando precisamente esta parábola: «A mensagem de Jesus é clara. Não ao conservadorismo, sim à criatividade. Não à obsessão pela segurança, sim ao esforço arriscado para transformar o mundo. Não à fé enterrada sob o conformismo, sim ao seguimento comprometido de Jesus. É muito tentador viver sempre evitando problemas e procurando tranquilidade: não se comprometer em nada que possa complicar a vida, defender o nosso pequeno bem-estar. Não há melhor forma de viver uma vida estéril, pequena e sem horizonte. O mesmo acontece na vida cristã. O nosso maior risco não é sairmos dos nossos esquemas de sempre e cair em inovações exageradas, mas congelar a nossa fé e apagar a frescura do evangelho».
 
4. Todos nós devemos ser responsáveis e com toda a honestidade assumir cumprir os nossos deveres com dignidade, com a consciência de que por mais pequena que seja a tarefa, ela contribui para a beleza do mundo e da vida. Já a Madre Teresa de Calcutá tinha ensinado assim que «por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota». Que a vida de cada um de nós seja um hino ao bem fazer em cada dia, para que aquilo que somos faça sorrir alegremente todos os que são bafejados com as nossas acções. Que nada nos faça enterrar os talentos. 

Sem comentários: