Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A vigilância e a preparação

Pão quente
Domingo XXXII Tempo Comum

1. Neste domingo somos convidados à vigilância. Devemos estar atentos aos sinais de Deus em todas as coisas da vida. Porque fomos colocados no mundo, para apreciar e saborear tudo o que ele apresenta sem destruir. Não cabem aqui egoísmos e nenhuma forma de ganância que ponham em causa os bens do mundo que nos foram oferecidos para sermos felizes e em tudo fazermos de tudo para que os outros também sejam felizes. Procuremos estar vigilantes para descobrir o que nos dá a vida e o que ela nos pede para darmos tudo o que for possível à construção do bem. Vamos pincelar os três textos que serão lidos nas missas.

2. A primeira leitura, oferece-nos a «sabedoria», o maior dom de Deus para nós. Mesmo que poucos pensem nisso, a grande preocupação de Deus é a felicidade da humanidade, por isso, coloca à sua disposição a fonte da vida, onde pode beber a sua felicidade. À humanidade basta estar atenta, vigilante e com o coração disponível para acolher em cada momento da sua vida essa oferta da salvação. 

3. Em São Paulo, aprendemos mais uma vez que a vida cristã assenta numa Pessoa, Jesus Cristo. O sentido da fé nessa realidade, confirma a esperança de que Ele virá ao encontro da humanidade inteira, para que seja salva e entre num tempo novo de paz e de fraternidade. Tudo isto pode ser possível se muitos de nós começarmos a viver o «misericordiar» do Papa Francisco nas palavras e obras, quando se trata de lidarmos com todos aqueles que nos rodeiam.

4. Devemos estar preparados não apenas para a morte, porque isso seria um pouco mórbido, mas para todas as coisas da vida. Por isso, a ideia que aqui se explana é que devemos nos preparar para acolher a vida a partir de Deus, seguindo aquilo que Jesus ensina e com Ele e por Ele, estarmos verdadeiramente empenhados na prática dos valores do Reino de Deus. O exemplo das cinco jovens que não se prepararam com o azeite suficiente para manter a luz acesa o tempo que era necessário, para esperarem o noivo, previne-nos que a mensagem de Jesus quando vivida com seriedade e verdade, faz-nos aptos a participar na festa da eternidade que Deus reserva para todos nós. A vigilância e preparação que aqui se fala, estão relacionadas com a fé e a esperança, o «azeite» que faz brilhar o coração no meio do mundo, onde as trevas por vezes são densas e assustadores. Sejamos luz para nós e para os outros. 

Sem comentários: