Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Deus e eu

Há muito tempo que desejava apresentar no Banquete da Palavra um cardápio pela mão do amigo Raul Ribeiro. Finalmente, aqui está com a mestria e beleza da escrita que tão bem ele sabe apresentar. Desfrutem… E muito obrigado Raul e sê bem vindo ao nosso Banquete... 

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Hebreus 11.1 
Qual a tua relação com Deus?
A resposta mais comum, nesta era de comunicação virtual e solidão espiritual, é de que “falo com ele, à minha maneira”. A procura activa pela palavra de Deus e pela descoberta ou aprofundamento da Fé, cada vez menos se traduz napresença assídua nos Seus templos e na partilha dessa vivência em comunidade. Neste tempo de querer ter tudo e crer não ter tempo para nada, é quase com naturalidade que nos tornamos passivamente indiferentes a Deus. De quando em vez, por descargo de consciência ou obrigação social, lá arriscamos sussurrar umas breves orações, enquanto desenhamos um mecânico e envergonhado sinal da cruz. Mas quando o nosso castelo, de areia feito, é abalado e ameaça desmoronar-se, é para Deus que nos viramos, em apelos lancinantes e fervorosas juras de eterna devoção. Concedida a Graça e regressados à bonança… “Deus sabe que eu não tenho tempo para Ele agora…”o
Tornou-se, assim, um expediente habitual afirmar que “falo com Deus, à minha maneira”. É uma muleta que desobriga da comparência e do envolvimento, e que prescinde de testemunhas e cúmplices. Ao mesmo tempo, eleva-nos a um estatuto superior à generalidade dos fiéis, que carecem de intermediário, local e hora marcada para comunicar com o Altíssimo.
Eu, pecador me confesso, também sou assim. Quando instado, como agora, a comentar a minha relação com Deus, dificilmente fujo a este lugar-comum. 
Contudo, com o passar dos anos, há um vazio cá dentro que teima em crescer. Há algo que falta, e que não se preenche com monólogos de circunstância. 
Falta-me a FÉ. 
Sim, tenho uma espécie de crença; sim, encontro Deus, o meu Deus, nas pequenas coisas de todos os dias, na simplicidade e na inocência, num olhar dos meus filhos ou no abraço de um amigo. 
Sim, acredito em alguma coisa; acredito na bondade como princípio ético e modelo de vida; acredito no amor e na alegria; acredito que o sentido de humor é uma dádiva, e que o riso nos aproxima do divino.
Mas, repito e insisto, falta-me a FÉ, e quero alcançar o conforto e a confiança que descubro no olhar de quem a tem.
Admiro aqueles que abrem a porta a Deus de sorriso aberto, sem fazer perguntas nem esperar contrapartidas, sem racionalizar nem questionar.
Eu ainda não o fiz, porque é sempre mais fácil rejeitar do que aceitar aquilo que não vemos nem conseguimos demonstrar. 
Curiosamente, este texto tomou um rumo totalmente diverso da minha intenção inicial, mas escrevê-lo teve o efeito de aproximar-me da essência de algo que me andava a escapar.
Hoje, acreditem, dei mais um pequeno passo em direcção a Deus.

1 comentário:

francisco disse...

Que belo testemunho, é esta uma das "fomes" que existem no mundo, a vontade de conhecer e acreditar em Deus, não apenas como algo espiritual mas como um contacto com um Ser real, o Deus verdadeiro, ter Fé.

Este testemunho e reflexão é comovente: "falta-me a FÉ, e quero alcançar o conforto e a confiança que descubro no olhar de quem a tem". Faltará o conforto e a confiança de que Jesus, Filho de Deus, nos veio dar o Caminho para alcançar a vida eterna no Reino de Deus, faltará este conforto e confiança: "A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador"?

"Bem-aventurado aquele a quem a Verdade por si mesma ensina, não por figuras e vozes que passam, mas como em si é." (Imitação de Cristo, III,1)

Do catecismo, 386. O que é a fé?
"A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos revelou e que a Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria Verdade. Pela fé, o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade»"

Faltará o contacto com a Verdade e Aquele que é a própria Verdade?
"Faz que eles sejam teus inteiramente, por meio da Verdade; a Verdade é a tua palavra. Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo, e por eles totalmente me entrego, para que também eles fiquem a ser teus inteiramente, por meio da Verdade. Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste." (Jo 17, 17-21)

No baptismo é colocado por Deus no nosso coração essa Fé pura, esta depois com o contacto com a Verdade revelada manifesta-se em nós e faz-nos acreditar, opera em nós uma renovação sobrenatural, eleva-nos a alma às coisas celestes e dá à alma um impulso em direção à verdadeira luz, em direção ao próprio Deus, alimenta-nos a Esperança e impulsiona-nos à Caridade.

"Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a Verdade e a Verdade vos tornará livres" (Jo 8, 31-32).

Parece fácil e difícil ao mesmo tempo, é fácil porque começa num princípio: existe um só Deus, criador de todas as coisas e que Jesus é verdadeiramente Filho de Deus e nos dá o Caminho para chegar até Deus, alcançarmos a Vida eterna no Reino de Deus, revelou-nos a Verdade em que acreditar e a Vida que viver e que sem Ele não alcançamos Deus.
É difícil porque para acreditar é necessária a Graça de Deus e abrirmo-nos a essa Graça, procurar e conhecer a Verdade revelada e sobretudo entender que Deus é o principio e o fim e não apenas um sentimento que nos ajuda nesta vida. Somos nós, instrumentos de Deus, que pela Caridade nos ajudamos e tornamos o mundo melhor, levando o amor de Deus e temos como meta o Reino de Deus no Céu.

Se puder ajudar um pouco essa "fome" partilho um texto que tinha feito para o Advento e que fala desse impulso em busca da Verdade, pode ser que ajude um pouco quem procura Deus com um coração sincero e humilde como neste belo testemunho:
http://enxertadosnacruzdecristo.blogspot.com/2017/11/advento-preparar-na-alma-um-lugar-para.html